Blog sobre Moçambique

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Forum Económico Mundial 2008 - Encontro da economia Global

O Fórum Economico Mundial iniciou hoje em Davos, na Suiça e o assunto em destaque, segundo as informações que nos chegam pelos meios que nos permitem aceder é que o assunto principal é a crise nos mercados financeiros do mundo, em particular a crise económica nos EUA, o país mais rico do planeta terra.

A subida dos preços do petróleo a nível mundial, a "falência" do mercado imobiliario dos EUA, a instabilidade da bolsa de valores e a recessão económica daquele país é o grande ponto de debate que alimenta as incertezas que reinam á volta da cimeira.
Há correntes dentro da Cimeira que defendem que as economias subdesenvolvidas ou em desenvolvimento e os seus mercados poderão ser a grande alavanca para ofuscar o efeito da recessão Norte Americana na economia global.

Ainda estamos a espera de uma revolução económica mundial do séc. XXI, para fazer face às revoluções dos Monetaristas, Keynesianos, pós-Keynesianos e aos insistentes neo-clássicos do norte, que poderá acontecer nas próximas décadas acredito. Aí talvés não hajam mais plataformas económicas mundiais apenas para resolver os problemas de um lado do mundo e não deixar sequer pensar o outro lado do mundo. Talvés seja por isso que a cimeira de Davos já começa a apelar para uma "competição corporativa" na economia global.

Muitos de nós Moçambicanos continuamos grandemente atrelados ao pensamento económico ocidental e ás teorias e modelos económicos desajustados à nossa realidade, por isso dificilmente estaremos em condições de fazer valer ideias originais e encontrar modelos apropriados para o nosso desenvolvimento económico.

Um comentário:

Anônimo disse...

gosto do seu blog. questoes pertinentes. Mas como é que alguem pode ter ideias originais neste mundo global, onde parece ser interdito pensar diferente?