Blog sobre Moçambique

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2008 será pior do que 2007, considera Dlakhama (??????)

O Presidente da renamo-UE, Afonso Dhlakama entrou para 2008 em alta (baixa), com um golo na própria baliza, ao considerar que 2008 será pior que 2007, devido a entrada no comércio livre.

'Nós, a RENAMO, estamos contra essa decisão, porque Moçambique não está preparado para entrar na integração regional. Moçambique não tem uma classe económica empresarial preparada para competir nem sequer com a da Suazilândia, um país pequeno da região austral de África', afirmou Dhlakama.'

Estes argumentos de Dhlakama podem ser até aceitáveis para quem vê as coisas de forma bastante linear. Moçambique tem uma classe empresarial em condições de competir ao nível da região. É evidente que a Africa do Sul é um país muito mais desenvolvido em relação a Moçambique, mas em relação a outros países da região poderá balancear-se a competitividade.

Agora é preciso saber bem qual é a preocupação de Dhlakama: se trata-se de uma questão de legitimidade política da decisão de guebuza ou de uma questão macroeconómica, nada de andar a confundir a opinião pública com palavreado.

Para Dhlakama, 'Moçambique deveria travar a sua entrada [neste organização], mesmo por 10 ou 15 anos. A sua entrada ia depender do desenvolvimento. Afinal, o que nos move a entrar?'. 'Quando se adere a uma organização é para se aproveitar alguma coisa e Moçambique não vai aproveitar, passando apenas a vender produtos de outros países'.


Travar a entrada por 10 ou 15 anos? Será que Este indivíduo tem plena consciência daquilo que diz ou apenas diz por dizer? ... Enfim, uma entrada em derrapagem e um despiste político de inicio de temporada do Lider da Renamo que nem aponta sequer um aspecto positivo registado em 2007 no País.

Um comentário:

Jobove - Reus disse...

2008 sera igual de malo que el 2007
saludos desde Catalunya Spain