Blog sobre Moçambique

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Solução para os preços dos "Chapa100": Subsidios aos transportadores

O Aumento do preço do Barril de petróleo no mercado internacional tem efeitos sobre os preços de combustíveis em Moçambique. Sabe-se que o preço dos combustíveis é um elemento determinante da produção global de um País.
Moçambique é um país importador de combustíveis e um aumento no seu preço leva as empresas a produzirem menos logo à partida e o saláriop real (w/p) - salários sobre os preços - cai. As pessoas tem o mesmo salário que auferiam (salário nominal), mas o poder aquisitivo do mesmo é inferior, devido ao aumento dos preços.
A situação dos semi-colectivos em Maputo, é uma dessas situações típicas que cria problemas para o Governo. Se este não fizer nada numa situação destas, pode sofrer uma situação de contração da economia e aumento dos preços.
Acomodar choques por meio de de políticas expansionistas, subsidios, podem levar à economia e estabilizar-se novamente, mas o custo de manter a produção e o emprego inalterados depois de um choque será um aumento maior do nível de preços.
Isto significa dizer que a curto prazo o subsídio pode ser uma solução para a problemática dos semi-colectivos, mas qual é o efeito a médio e longo prazo ? até quando os preços dos transportes se manterão inalterados e o governo subsidiará se os preços dos combustíveis tendem a aumentar ?

Nenhum comentário: