Blog sobre Moçambique

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Ainda sobre os preços de Transportes e Combustiveis: É preciso pensar-se no futuro !

A decisão ficou em manter os preços dos semi-colectivos "chapa100" nos valores anteriores à tomada da decisão de aumento. Portanto, o custo de uma passagem irá manter-se nos 5,00 mt e 7,5mt na cidade de Maputo. Ontem os transportadores não se fizeram à rua, mas hoje a vida já começa a voltar a normalidade, apesar da Escassez de Gasolina que se verificou durante o dia na maior parte das estações de abasecimento de Combustível de Maputo.

Uma fonte credivel do ramo petrolífero assegurou-me ainda hoje que esta escassez de combustível em Maputo deveu-se ao facto de os principais fornecedores não terem distribuído o combustível nos dias 5 e 6 de Fevereiro nas estações de abastecimento de Maputo, devido à turbulência que se vivia na capital do País. Prefiriram evitar o pior.

Agora que as coisas estão mais calmas é preciso fazer-se uma séria e profunda reflexão sobre o futuro curto,médio e longo. Não se deve esquecer que os preços dos combustíveis estão a aumentar em todo o mundo, que os transportadores não estão a gerar lucros com as tarifas que aplicam, que o Governo deve encontrar uma alternativa viável que passe pelo subsídio ou outra acção de política orçamental ou monetária que ponha cobro a situação,e que os salários reais diminuem à medida que o custo de vida aumenta.

Que solução ?

Nenhum comentário: