Blog sobre Moçambique

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Presidente do Banco Mundial em Moçambique Vs. Tumultos em Maputo

Hoje fiquei a saber que o Presidente do Banco Mundial Robert Zoellick, deu nota positiva ao crescimento da Economia Moçambicana, no final da sua visita a Moçambique, num périplo que o levará igualmente a Mauritânia, Liberia e Etiopia. Esta performance, caracterizada por um crescimento económico médio de 8% ao ano e uma redução da pobreza em 15% nos últimos anos, irá contribuir para melhorar o nível de vida das populações, segundo Robert Zoellick.

Apesar das palavras satisfatórias e encorajadoras do Banco Mundial, a situação económica e social na cidade de Maputo está tumultuosa, com as manifestações iniciadas na manhã de hoje, 05/02/08, causadas pelo aumento das tarifas dos transportes semi-colectivos "chapa100", aliado ao aumento do preço do pão e de alguns produtos básicos no mercado de Maputo, um mercado determinante no desempenho da economia de Moçambique.

A consequencia imediata foi a paralisação dos transportes públicos e inclusivé particulares, e o encerramento de vias de acesso e de vários estabelecimentos comerciais nas principais praças comerciais de Maputo, nomeadamente a Baixa da cidade, o alto-maé, o mercado central, os acessos ao mercado de Xipamanine, Fajardo, etc.

Os bancos comerciais também encerraram algumas dependências, o que está a gerar uma paralisação de várias transacões. Idém para a telefonia móvel que, mais uma vez, dada a azáfama, demonstrou que ainda precisa de melhorar a sua capacidade.

Agora fiou um ping-pong entre os transportadores, o governo e os populares. cada um puxa a braza para o seu lado !! Só espero que as expectativas criadas pelo Banco Mundial em relação à economia Moçambicana se reajustem o mais rápido possível.
Foto tirada aqui

Nenhum comentário: