O Jornal Domingo de hoje 16/03/2008 tem uma noticia da venda do campo de futebol do Clube Grupo Desportivo de Maputo, liderado por Michel Grispos, à empresa NADHARI, por USD 2.281.753,00 (cerca de 60 milhões de meticais), cujo contrato foi assinado pelos seguintes actores:
campo do Desportivo quando ainda tinha relvado
Grupo Desportivo de Maputo
- Michel Grispos - Presidente de direcção
- Manuel Jorge M. Soares - Vice Presidente de direcção
- Óscar Castro Paul - Vice Presidente de direcção
- António Jorge R. Grispos - Vice Presidente de direcção
- Manuel Jorge Macome - Presidente executivo
- Janiel S. sales lucas - Director executivo
O Jornal domingo refere ainda que esta venda surge numa altura em que a cidade de Maputo se debate com a falta de campos de futebol e que a mesma direcção havia anunciado, publicamente, a intenção de colocar relva natural no campo.
O domingo refere ainda que o comprador do campo sempre se manifestou disposto a construir um complexo desportivo, mas ainda não existe acordo para tal, a não ser que os sócios defendam essa alternativa na próxima Ass. Geral, sócios esses que, segundo a notícia em referência, recomendaram a venda do campo numa reunião da Assembleia Geral há tempo atrás, cuja acta foi assinada apenas pelo senhor Joaquim Jorge de Araújo.
Um outro dado interessante da notícia é o seguinte e passo a citar : Curiosamente, a direcção do Desportivo de Maputo anunciou no contrato promessa que o dinheiro seria depositado na conta que o clube tem no BCI - Banco Comercial e de Investimentos, com o número 2064549.10.02, mas terá sido feita já uma transferência para a conta dum membro da direcção no Millennium BIM.
Se efectivamente o campo já foi vendido por um lado o Clube Desportivo pode ter feito um bom negócio visto do lado dos business, mas fez um mau negócio do ponto de vista desportivo e do ponto de vista social em geral, a não ser que pretenda deixar de ser uma das maiores escolas de jogadores de futebol de Moçambique, que pretenda desvincular-se do futebol e apostar em outras modalidades, ou ainda adiquirir um espaço para um novo estádio, uma construção de raiz e de qualidade, melhor localizada, etc.
Sobre os depósitos dos valores da venda do campo em contas individuais aí há problemas. Esse valor, aplicado em investimentos de capital e outros investimentos financeiros, rende juros que podem acumular-se na conta individual. Não pensemos que 2 milhões de usd entram no Banco e ficam a espera que se realizem assembleias, o dinheiro corre de mão em mão a uma velocidade considerável em Moçambique.
Esperemos para ver o que acontece nos próximos dias...!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário