Blog sobre Moçambique

sexta-feira, 23 de julho de 2010

recursos para estudantes de Economia e Gestão

Para estudantes de economia,  Problems in Microeconomics, contem uma serie de ferramentas introdutórias em micro-economia. Os problemas foram elaborados Byron W. Brown, professor de Economia da Michigan State University, é interessante.

Ainda para Docentes e Assistentes (estudantes também) de economia e gestão sugiro o The Economics Network, um portal interessantíssimo com publicações, eventos, oportunidades e outros recursos para apoiar e suportar Docentes de Economia e Gestão.



Bom proveito !

Share/Save/Bookmark

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Coeficiente de inteligência QI e doenças infecciosas em Moçambique




Um estudo publicado por Christopher Epigghttp://i.ixnp.com/images/v6.37.1/t.gif, da http://i.ixnp.com/images/v6.37.1/t.gifUniversity of New Mexicohttp://i.ixnp.com/images/v6.37.1/t.gif,http://i.ixnp.com/images/v6.37.1/t.gif supõe que a distribuição mundial da capacidade cognitiva é determinada, em certa medida, pela variação na intensidade de doenças infecciosas.  O estudo sugere ainda que, um ser humano em desenvolvimento terá dificuldade em construir um cérebro e lutar contra as doenças infecciosas, ao mesmo tempo, pois ambas são tarefas metabolicamente muito caras. Para o efeito o estudo usou  medidas de quociente de inteligência média nacional (QI). As doenças infecciosas continuam a ser o mais poderoso desgastante de QI médio nacional . 

O Estudo é interessante, pois coloca Moçambique como um dos países mais afectados, com um Quociente de inteligência (QI) médio de 64 pontos, numa lista de 192 países. Na parte inferior da lista de inteligência média (QI) está a Guiné Equatorial, seguida por Santa Lúcia, Camarões, Moçambique  e Gabão.  Estes países possuem igualmente o maior índice de doenças infecciosas. No topo da lista dos países com a maior inteligência média estão Cingapura, seguida pela Coréia do Sul, China e Japão. Estes países apresentam níveis relativamente baixos de doença. A lista dos países incluídos no estudo podem ser encontradas http://i.ixnp.com/images/v6.37.1/t.gifaquihttp://i.ixnp.com/images/v6.37.1/t.gif.http://i.ixnp.com/images/v6.37.1/t.gif

Pode-se com este estudo concluir que a inteligência dos Moçambicanos está a ser negativamente afectada pelas doenças que constituem nossos principais problemas de saúde pública (malária, tuberculose, Hiv-sida, etc), e por esse motivo os Moçambicanos gastam mais energias em saúde, que deviam ser usadas em outros sectores, o que afecta negativamente a nossa inteligência ?


Share/Save/Bookmark

terça-feira, 6 de julho de 2010

Salários dos Políticos

O The Economist reporta que na passada segunda feira, o Primeiro Ministro do Quénia, Raila Odinga, rejeitou o reajuste salarial que lhe foi concedido pelo parlamento  na semana passada. Odinga, com o incremento salarial proposto pelo parlamento, passaria a auferir cerca de USD 430.000 anuais o que o colocaria entre os líderes políticos mais bem pagos do Mundo.  Este salário, segundo a minha fonte, seria 240 vezes maior do que o PIB per-capita do Kenya  (medido em uma base de paridade de poder de compra).

O debate em torno destes números pode ser complexo, na medida em que estes são salários base e não incluem regalias e subsídios e outros bónus dos estadistas. O Presidente da Índia, como se pode ver na figura abaixo, tirada do The Economist, é o que tem o salário base anual mais reduzido.



Share/Save/Bookmark