Blog sobre Moçambique

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MORTE DE PAUL SAMUELSON - Um dos maiores ícones da economia Moderna


Acabo de saber, através do website do massachusetts institute of Technology MIT que o Economista Paul Samuelson, prémio Nobel de Economia em 1970 e professor do MIT, perdeu a vida aos 94 anos de idade ontem (13/12/2009).

Tenho que reconhecer o papel que Paul Samuelson Desempenhou e continua a desempenhar para o grande público através da sua obra "Economia", o livro introdutório que várias gerações de economistas, incluindo a minha, que inspirou vários outros manuais de economia. O Primeiro contacto com a literatura sobre economia que fiz ao entrar para a faculdade foi a obra de Paul Samuelson, quase que obrigatória para os calóiros da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane.

Recordo-me das listas de espera intermináveis na biblioteca da faculdade para aceder à obra de Samuelson, que existia no mercado a preços não acessíveis ao estudante universitário Moçambicano e que, mesmo assim, esgotava das livrarias de Maputo a cada novo ano lectivo.

O Meu primeiro contacto foi com a 14ª Edição da sua obra "Economia", nos meus estudos na Biblioteca da Faculdade, e pelo aspecto do livro (desgastado e com pequenos rasgões) percebi que era um exemplar que já tinha passado por vários estudantes.

----------------------------------------------------------------------------
"Samuelson foi o primeiro norte-americano a receber o Nobel de Economia - em 1970, o segundo ano da premiação. Na época, a Academia Sueca justificou o prêmio dizendo que Samuelson "havia feito mais do que qualquer outro contemporâneo economista para elevar o nível da análise científica na teoria econômica".
Paul Anthony Samuelson nasceu em Gary, Indiana, em 1915. Ele se formou na Universidade de Chicago e fez mestrado e doutorado em Harvard.
Foi conselheiro dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson, e durante anos escreveu uma coluna popular na revista Newsweek"
------------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

Anônimo disse...

Samuelson, e o Livro "ECONOMIA" 16ª Edicao, continuam vivos na minha sala de estar. É o meu livro para leituras rápidas de economia....

Carlos Dimas

Amândio Mussagy disse...

Tive, também, no dia 14 do corrente ano, o conhecimento do desaparecimento físico (físico?) do tão adorado Prémio Nobel da Economia (1970), Paul Samuelson.

Tal como dizes, oh Muhate, que o primeiro contacto com a sua obra foi a 14ª Edição, eu também tive (na Faculdade de Economia da UEM) essa oportunidade e inclusive estou em contacto com as edições seguintes.

Os contributos que o Samuelson deu aliás continua a dar vai desde os ciclos económicos (modelo de "acelerador-multiplicador"), a macroeconomia e a microeconomia, em fim é uma enorme lista que nos garante concluir que a Economia é realmente uma Ciência.

Confesso que sou um dos influenciados pelo Paul Samuelson por isso aproveito para prestar a minha homenagem a este grande homem da Economia.

O que dizem os outros economistas moçambicanos?

Amândio Mussagy

Anônimo disse...

O economista Paul Samuelson era judeu-americano, aliás cerca de quase 200 ganhadores de premios Nobel eram de origem judaica, mas não se assinala esse fato.Quando perguntaram ao Einstein se ele era judeu ou alemão, êle teria respondido se a sua Teoria da Relatividade estivesse correta iriam dizer que êle era alemão, caso contrário diriam que ele era judeu.A História precisa ser recontada,para inclusão das minorias étnicas. Cumprimento-lhe pela qualidade dos temas abordados no seu blog.AALECASTRO

Basilio Muhate disse...

Caro AALECASTRO

Agradeço o elogio ao blog Rabiscando Moçambique, vamos continuar a dar o nosso melhor.
A Origem dos ganhadores do Prémio Nobel não se assinala porque provavelmente não se coloca esta questão em debate.
A História precisa de ser contada e, se Paul Samuelson ainda teve factos históricos não divulgados, que se divulgue por quem de direito.