Blog sobre Moçambique

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Banca de Xipamanine pode gerar carros de luxo e mansões ! (?)

Hoje decidi partilhar um texto do meu compatriota Adriano Biza escrito no MoçambiqueOnline onde comenta uma notícia veiculada num dos órgãos de informação de Moçambique (que por acaso também acompanhei a reportagem), sobre o percurso de uma mulher (por ocasião do 7 de Abril dia da Mulher Moçambicana) que vende doces/rebuçados no Mercado Xipamanine e que tem uma bela mansão e um carro de luxo (HUMMER).

Vale a pena porque é um assunto que pode pode "arranhar" sensibilidades jornalisticas, financeiras e económicas, sociólogicas, psicológicas, empresariais, etc. Mas o ponto é que o Combate à pobreza e principalmente a criação de riqueza através do empreendedorismo constituem inequivocamente os desafios da ordem do dia.

Ai vai o texto:

Acabo de ver no jornal nocturno da STV uma noticia sobre o dia da mulher e como para mostrar a mulher batalhadora, a STV foi buscar uma senhora que tem banca no Xipamanine, tem casa (vivenda luxuosa como foi xamado)e sobretudo, porque repisaram e insistiram tem uma viatura marca HUMMER.

Eu nao quero entrar nas discussoes dos criterios usados para a escolha da senhora, mas fiquei reticente para nao dizer decepcionado pelo facto de (a ser verdade que aquela senhora conseguiu aquilo vendendo doces/rebucados) a STV ter enfatizado o tipo de carro. Mais do que a STV mostrar alguem que conseguiu vencer a vida partindo da venda dos doces, a espectaculosa enfatizou ou valorizou a viatura como se o sucesso na vida passasse por ter uma viatura daquelas.


Preocupa me porque a noticia passou num feriado em que parte das criancas estavam em casa a ver TV e provavelmente terao incorporado uma vaga e erronea valorizacao do sucesso na vida, que eh a ideia de ter um HUMMER. Eu acho que a STV poderia ter escolhido outros indicadores de sucesso que a mesma senhora tem, mostrando a tal vivenda grande e luxuosa no lugar de enfatizar a viatura HUMMER (que nao tenho nada contra). Mas me preocupa que o meu filho queira pedir deixar de ir a escola para vender doces somente por acreditar que tal como STV anunciou e provou (a gente acredita vendo) ele pode ter um HUMMER.

Eu nao quero duvidar do farro questionador dos jornalistas da STV, mas ca entre nos, conhecendo o valor do carro e o valor dos doces (seja a retalho ou a atacado) sou levado a desconfiar que ela tenha conseguido o carro vendendo doces naquela banquinha que mostraram. Ai a STV poderia ter ido mais alem na pesquisa e nao ficar pelo "verbalmente anunciado" como mandam as regras do jornalismo, logo num mes em que abriu mais uma escola superior de jornalismo.

Dizer e mostrar que aquela senhora saiu dos doces para ter aquilo tudo eh ser simpatico da ideia famosa de que Chefe do Estado tem o capital e fortuna que tem apartir da criacao e venda de patos. Ha um paralelismo nas duas stories profiles e isso eh muito perigoso para os nossos filhos e mais perigoso ainda quando ha pessoas e instituicoes que reproduzem essas meta-estorias de sucesso que nao ajudam a construir nem a autoestima ou mesmo combater a Pobreza.
Nao vamos brincar com o Poder que a Informacao tem, por favor...

Hahatawonana

P.S: a ser verdade a estoria, entao o dono da fabrica dos doces deve ser um tolo, teria ja comprado a General Motors e outras empresas de fabricacao de automoveis neste contexto da crise que como disse Lula foi criada pelos tipos de olhos azuis.........

Fim da citação.

Bom, seja como for está de parabéns a Mulher Moçambicana pela passagem do 7 de Abril.
A mulher mais linda do Mundo é a mulher Moçambicana.
Adenda 1: comentário de José Jaime Macuane
Essas reacções são interessantes, porque pensei que só lá em casa tivéssemos ficado escandalizados com a forma simplista como o sucesso da Sra. foi reportado pela STV. Em qualquer país com uma administração tributária que funciona,ela nem se atreveria a sair numa reportagem daquelas e nos lançar a balela de que conseguiu aquilo tudo vendendo doces e, de bacela, nos empurrar todas aquelas lições de empreendedorismo e liderança. Já agora vai uma dica à ATM (não que ela não a conheça, mas vale à pena lembrar) e olha que é fresca, porque estamos a apresentar as nossas declarações anuais de rendimentos para efeitos de pagamento do IRPS: cruzem as declarações de rendimentos dos últimos anos da Sra. e comparem com o património dela. Se tudo bater certo - os rendimentos, a casa, o Hummer e quejandos - as nossas instituições de ensino superior têm duas opções: dão à Sra. uma cátedra em empreendodorismo, ou apoio para abrir uma faculdade de empreendorismo. Quanto a nós, "vamosimbora" matricular-nos na escola da sra., porque, certamente, ela seria um fenómeno.
JJM

2 comentários:

Unknown disse...

Fiquei com receio de postar sobre esta ocorrência mas felismente o Muhathe e outros ajudaram. de facto também fiquei paraplégico. fiz todas as artiméticas não encontrava nada que me levasse até lá!... até hoje continuo com dúvidas e ninguém me tira esse benefício talvés a ATM mesmo... é este mundo é de sonegações, pessoas a se venderem ou a venderem as outras ect etc...

Anônimo disse...

Used Lexus lx570 2013 still clean.

Toyota land cruiser 2013

Serious buyer should contact.

Email address: james.steven102@hotmail.com

Whatsapp CHAT or Call : +254703285513